
A prata, que é muito conhecida por ser utilizada na confecção de ornamentos, utensílios e jóias (colheres, facas, correntes, anéis, etc.), além de ter sido usado como base de muitos sistemas monetários, este elemento é um perfeito para ter em sua casa como utensílios ou jóias.
É utilizado amplamente em equipamentos e procedimentos onde é necessário que o produto não sofra ferrugem. Seu valor como metal precioso é superado somente pelo Ouro.
A prata (dentre os metais) é a que mais conduz corrente elétrica. É tóxica, os compostos da prata que são absorvidos pelo corpo ficam na corrente sanguínea até irem para as membranas mucosas, formando uma película, o que causa intoxicação, e é chamada de Argíria.
Porém existem outros compostos de prata que tem efeitos benignos no nosso corpo, como o Nitrato, que tem um efeito anti-séptico, e podem ser utilizados para tratamentos de irritações.
A prata é bastante útil, sendo utilizada em joalheria, cunhagem de moedas, eletrônica e elétrica (pelo motivo de ser um ótimo condutor de energia), em confecção de espelhos, entre muitos outros.
Quem tem objetos de prata, sabe que com o tempo o objeto tende a ter manchas e ficar mais escuro, devido ao contato com agentes externos na atmosfera.
Iremos aprender abaixo formas de limpar corretamente, efetuar o polimento, soluções caseiras, dicas de conservação, limpeza, cuidados e prevenções.
Como Limpar Prata
Antes de começar, tome conhecimento de que peças de prata que você usa constantemente, como relógios, não mancham com muita frequência, e caso queira utilizar os métodos descritos aqui, faça um teste em uma área pequena e escondida da sua peça. Caso apresente arranhões ou manchas, suspenda o uso, lave o objeto logo em seguida e seque com um pano macio.
*Tome cuidado! Pois a mancha pode corroer a prata, portanto se começar a aparecer, procure uma solução imediatamente!
Quando a sua peça de prata naturalmente começar a apresentar manchas, você deve lavar com água morna e em seguida secar gentilmente o item com um pano macio de algodão ou uma toalha macia, com isso a mancha deve desaparecer.
No caso de utensílios de cozinha, talheres, bandejas, você deve limpar logo após o uso, mesmo não apresentando mancha ou sinais de oxidação, você deve efetuar a limpeza, lave com água corrente e limpe logo em seguida com um pano macio.
Seja atento e evite ao máximo o contato de borracha na peça, como luvas de borracha, que causa corrosão da peça. Ao invés disso, utilize luvas de nitrilo, pois elas não contém enxore, que também é um composto que causa manchas na peça.
Limpeza de prata com água e detergente neutro
Utilizando uma solução de uma colher de sopa de detergente neutro para 250ml de água, aplique no local para efetuar a limpeza da sua joia de prata. Você pode utilizar essa solução em cordões de prata, correntes e talheres.
Limpeza de prata com água e sabão de côco
Misture numa quantidade de mais ou menos 500ml de água algumas raspas de sabão de côco e deixe no fogo até ficar morno e misturar os dois ingredientes. Após isso utilize uma escova de cerdas macias e passe sobre a peça para limpar. Utilize em alianças e travessas de prata.
Como Polir a Prata
Iremos utilizar abaixo algumas artimanhas caseiras para fazer com que seu utensílio ou joia de prata receba polimento, fazendo com que o mesmo devolva todo o brilho da peça, o que faz parecer que é nova.
Utilizando pasta de dente
Utilizar pasta de dente para fazer o polimento caseiro pode funcionar e devolver o brilho da sua peça. Para polir a prata usando pasta de dente, você deve antes escolher uma pasta de dente que não contenha branqueador.
Espalhe um pouco da pasta de dente em um pano macio e que não solte fiapos, passe suavemente e em apenas uma direção (sem executar movimentos circulares) na peça.
Após concluir este processo, lave a peça com água morna e seque com cuidado com um pano macio e seco.
Utilizando bicarbonato de sódio
Tenha cuidado ao utilizar o bicarbonato de sódio, pois assim como a pasta de dente, ele também pode danificar a sua peça, pois é considerado um elemento abrasivo.
Misture o bicarbonato em uma quantidade de água, fazendo com que a mistura fique homogênea. Após isso aguarde alguns segundos e umedeça um pano na mistura.
Com o pano umedecido, você deve fazer movimentos unidirecionais e não-circulares (como quando utilizar pasta de dentes).
No término do processo, lave a peça com água morna e seque com cuidado com um pano macio e seco.
Outros métodos de limpeza
Existem vários outros métodos de limpeza da peça que nós decidimos não mostrar aqui pois são métodos perigosos e que certamente pode causar dano permanente à sua peça.
Os métodos citados aqui são métodos simples e utilizado por todo mundo que quer uma solução caseira para limpeza de sua peça.
Ainda assim os métodos apresentados aqui não são recomendados caso você não queira correr o risco de danificar a sua peça, em caso de dúvidas: contrate um profissional.
4 Dicas de Conservação

1. As peças que são utilizadas raramente ou eventualmente, devem ser limpas logo após o uso, e guardadas em um lugar seco, arejado, longe de materiais como borracha e aço inoxidável, e também devem ser envolvidas em um papel-toalha (isso vai prolongar a limpeza)
2. Evite utilizar jóias e objetos de prata em piscina ou qualquer outro lugar que tenha cloro, pois o mesmo pode danificar a sua peça bem rápido!
3. Peças usadas frequentemente irão sofrer um processo de oxidação natural, e eventualmente podem necessitar de um polimento em politriz.
4. Polidores comerciais e produtos para banhos contêm elementos que são nocivos. Siga a risca as instruções de uso vindas do fabricante!
Comentários
Postar um comentário